Dispositivos de aperto/porta-ferramentas
A precisão é uma questão de atitude
Da árvore à resta de corte: para proporcionar o resultado perfeito, a Gühring oferece suportes de ferramentas modulares, dispositivos de aperto e ferramentas numa só fonte.
Porta-ferramentas GühroSync – o melhor de dois sistemas
As imprecisões radiais e axiais nas roscas colocam em risco a qualidade dos componentes. Com o GühroSync, a Gühring oferece um cone de roscagem Synchro que reúne as vantagens dos cones hidraulicos e a tecnologia Synchro e compensa de forma ideal as variações da máquina – agora também com aperto SK, MAS/BT e haste cilíndrica.
A solução da Gühring
O problema:
As variações radiais e axiais podem ocorrer em diferentes pontos ao roscar. Por um lado, a sincronização dos eixos de rotação e de avanço diminui devido ao desgaste. Por outro lado, podem existir picos de carga e alterações das dimensões. Através de rotações cada vez mais elevadas, aumenta-se também a carga dinâmica nas direções axial e radial.
A solução:
- O porta-ferramentas GühroSync assume, portanto, o amortecimento de vibrações
- Como cone de roscagem síncrona compensa as diferenças no passo de rosca
- O cone de roscagem compensa ainda os picos de carga e impede uma maquinação com calor
A combinação de molas de metal, amortecedores de polímero e tecnologia de aperto hidraulica reduz de forma ideal as forças axiais e radiais – desta forma, o desgaste da ferramenta com este cone pode ser reduzido em até 75%. Além disso, o porta-ferramentas GühroSync foi concebido para o mundo MQL e “húmido”, oferecendo assim uma tecnologia superior ao preço de mercado.
A utilização do cone de roscagem Synchro permite ao utilizador prolongar a durabilidade da ferramenta, aumentar os parâmetros de corte, reduzir os tempos de ciclo, aumentar a qualidade das roscas e reduzir o desgaste da ferramenta. As pequenas empresas beneficiam de um manuseamento confortável e de uma maior segurança durante o processo com o porta-ferramentas. É de salientar, na produção em série, a redução dos custos com ferramentas.
Dispositivo de aperto indutivo GSS 3001
Ajuste, encolhimento e medição num só dispositivo
Excelente precisão de concentricidade radial, transmissão segura de força e binário, bem como troca de ferramentas simples e rápida: os cones termicos como porta-ferramentas contribuem, durante a maquinação, para uma elevada precisão e, consequentemente, para uma boa qualidade da superfície das peças de trabalho, e são geralmente mais económicos do que os porta-ferramentas normais. Estas características notáveis são complementadas pelo dispositivo de aperto indutivo GSS 3001 da Gühring com ajuste automático do comprimento da ferramenta. Durante o processo de arrefecimento, a ferramenta é pré-ajustada para o comprimento desejado com a ajuda de uma unidade de pinos.
Enquanto o dispositivo de aperto termico GSS 3001 da Gühring permite o ajuste automático do comprimento durante o processo de aquecimento, os análogos concorrentes normalmente exigem passos de trabalho em separado: Primeiro ajusta-se e posiciona-se o sistema de contacto a frio para, em seguida, encolher no momento do contacto.
A precisão de ajuste e medição do dispositivo de retração GSS 3001 é de 0,02 mm, o tempo do processo esperado é inferior a um minuto. Isto permite economizar em termos de custos na tarefa geral de “pré-ajuste da ferramenta”.
Gestão de ferramentas e avaliação de processos com o software GSS para dispositivos de retração
A operação intuitiva e fácil de utilizar decorre por meio do ecrã tátil de 12″ e do leitor de códigos de barras. O software permite uma gestão abrangente dos dados das ferramentas, de admissão e de encolhimento, bem como dos respetivos parâmetros. Todos os processos no dispositivo de retração podem ser analisados individualmente, ou seja, dependendo da utilização dos dados, por exemplo, em função do componente, do centro de custos ou do utilizador. Isto não só aumenta a eficiência da produção, como também garante a máxima transparência no processo de produção.
Além disso, o dispositivo de aperto termivos GSS 3001 marca pontos com uma função de escrita e leitura integrada, que, juntamente com os chips Balluff no cone termico, simplifica a identificação da ferramenta. A durabilidade pode ser facilmente gerida.
O aquecimento mínimo do cone termico garante, por um lado, a máxima segurança de operação e, por outro lado, o aquecimento cuidadoso garante a longa vida útil do cone. Os dissipadores de calor a água arrefecem rapidamente e de modo seguro o cone termicos. O porta-ferramentas mantém-se limpo e seco, para que possa ser utilizado de imediato sem perigo de corrosão. As áreas quentes estão protegidas de modo seguro durante o processo de arrefecimento para evitar queimaduras. Os vapores gerados durante o processo de retração são evacuados e filtrados de forma controlada através da extração de fumos.
Vantagens da tecnologia de indução: O cone termico salta para primeiro plano
Há já alguns anos que não é só a ferramenta de precisão, em si, que é encarada como fator decisivo na produção de componentes, mas também os cones termicos saltaram para primeiro plano. Assim, a tecnologia de indução tem sido comprovada há muitos anos também na maquinação para a indústria automóvel, aeronáutica e aerospacial e de construção de máquinas, onde os utilizadores sabem apreciar a enorme rigidez, em especial nos trabalhos de furação. No caso do dispositivo de indução GSS 3001, o aperto preciso de 360° garante, nos cones da Gühring, uma elevada força de aperto e rigidez e garante o mínimo desequilíbrio graças à simetria de rotação. A excelente precisão de concentricidade também garante uma carga de corte totalmente simétrica, prolongando a vida da ferramenta e aumentando a durabilidade.
Resumo das vantagens
- Aperto perfeito de 360° para elevada força de aperto e rigidez com o dispositivo de indução GSS 3001
- Alta precisão de repetibilidade
- Desequilíbrio mínimo graças à simetria de rotação
- Excelente precisão de concentricidade para uma carga de corte simétrica – consequentemente, maior durabilidade
- Componentes reduzidos para menores custos de aquisição, armazenamento e gestão
- Binário transferível elevado
- Concentricidade precisa
Os nossos porta-ferramentas definem padrões para o futuro
Dispositivo de admissão GM 300 HSK
Cone termico TSG 3000
Porta-ferramentas GühroSync
As vantagens do cone hidraulico e do cone Synchro num só porta-ferramentas
Tecnologia MQL
Apenas a quantidade de óleo realmente necessária
FERRAMENTAS DE FURAÇÃO
Tecnologia de brocas sofisticada
FERRAMENTAS DE MANDRILAMENTO
Mandrilamento perfeito em todos os diâmetros
GESTÃO DE FERRAMENTAS
Mais do que apenas uma gestão de ferramentas